Doenças da Prostata

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema genital masculino, participando da função reprodutiva. Com o avançar da idade, algumas doenças podem acometer o órgão. As mais comuns são o Câncer de Próstata e a Hiperplasia Prostática Benigna.
O câncer da próstata é o segundo mais prevalente e também o segundo tumor que mais mata na população masculina. O tratamento das lesões iniciais consiste em remoção cirúrgica de toda a glândula ou realização de radioterapia da próstata, com altos índices de cura nesta fase, sendo por isso recomendado o rastreio anual para os homens acima de 50 anos ou acima de 45 anos se tiverem história familiar da doença ou raça negra.
A hiperplasia prostática benigna é uma doença em que ocorre o crescimento da glândula, mas apesar de não ser maligno pode levar a muitos sintomas e sequelas (jato urinário fino e fraco, esforço para urinar, retenção urinária). Seu tratamento pode ser realizado com medicamentos ou cirurgia, que podem ser endoscópicas (pela uretra, sem cortes) ou abertas, a depender do tamanho prostático.